Protesto

Falando ainda das músicas e as suas histórias, chegou a vez de falar de Protesto.

Particularmente, é uma das minhas preferidas.

Protesto foi composta mais ou menos na mesma época do Rap da Beleza, porém só foi gravada depois. Teve uma demo em 1999 bem, mas bem tosca mesmo e depois teve a demo de 2002 (que está no disponível no site no link “Músicas“) que ficou bacana apesar das limitações de recursos da época – foi gravada em casa numa mesa de gravação emprestada que salvava as músicas num disco de Zip Drive (muita gente nem sabe o que era um Zip Drive, era um drive para um disquete gordo – e caro – que salvava 100 MB).

O som é de protesto, como o próprio nome diz. A música foi selecionada no Festival de música de Porto Alegre de 2002, onde foi defendida na semifinal da região sul com a extinta banda Prana tocando.

O riff principal pode lembrar várias músicas, como Dressed for Success, do Roxette, Smells Like Teen Spirit, do Nirvana e Louie Louie, do The Kinks. Mas foi inspirado mesmo no tema de abertura do jogo California Games (Jogos de Verão, na versão vendida no Brasil pela Tec Toy para Master System).

A nova versão manteve o riff e ganhou um arranjo diferenciado, com percussão na introdução, parada na bateria e vários vocais no final.